A TRAJETÓRIA DO CHEVETTE POR ANO
Lançamento do modelo de três volumes e duas portas com motor 1.4, nas versões Standart e SL
1973
– O Chevette chega às lojas em maio, de concepção moderna e preço mais
acessível, agrada em cheio o publico jovem, recebe o titulo de carro
do ano pela Revista Auto Esporte, o numero de vendas chega 31.324
unidades
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(1974) - Neste ano a fábrica comemora, além do título, duas marcas importantes: a produção do 50.000 Chevette em 26 de março e a do 100.000 em 13 de novembro. No total, foram vendidos 31.324 unidades em 1973 e 74.963 em 1974 no mercado interno.
1974 – Em pleno crescimento de vendas o Chevette atinge duas marcas em menos de um ano, no dia 26 de março é produzido o Chevette de numero 50.000 e logo após no dia 13 de novembro é produzido o de numero 100.000, o numero de vendas chega 74.923 unidades.
1975
– Chega às ruas o Chevette especial, com carro com acabamento mais
simples, o numero de vendas chega a 62.519 unidades. Em 17 de setembro
pela primeira vez a GMB utiliza o campo de provas de Cruz Alta para
apresentar a nova linha 1976, o numero de vendas chega a 62519
unidades.
CHEVETE ANO 75
Sai a série especial GP, que contava com acabamento diferenciado, incluindo uma larga faixa preta que se iniciava no capô e continuava na tampa do porta malas
(1976) - A linha Chevette cresce com o lançamento da sua Pick-up 4 cilindros, a Chevy-4. Em 20 de fevereiro a GMB comemora a produção de seu 1.000.000 veículo Chevrolet: um Chevette GP amarelo. Em 24 de maio o MVA comemora a produção do 200.000 Chevette. As vendas internas deste ano totalizam 70.733 unidades. A vedete da linha Chevrolet 76 é o SL (Super Luxo), com requintes de acabamento.
A1976
– É lançada a versão esportiva GP (Grand Prix) em comemoração ao
Grande Premio Brasil de Formula 1, foi o carro oficial do evento e
oferecido aos pilotos para que rodassem em São Paulo naqueles dias.
Surge também a mais nova vedete da Chevrolet o Chevette SL (Super Luxo)
um carro com requintes de acabamento com molduras cromadas nas lanternas e jogo de frisos, a vendas chegam a 70.733 unidades e o Chevette de numero 200.000 é produzido em 24 de maio.
77
1977 - Chega às lojas a nova versão GP II, com mudanças no motor e ainda mais econômico, para toda linha é redesenhado o painel de instrumento, ficando assim mais atual. São comercializadas 65.964 unidades e no dia 18 de fevereiro se produz o Chevette de n. 250.000
CHEVETTE 78
1978 – A linha Chevette passa pelo seu primeiro FACELIFT, sua frente e reestilizada recebendo duas pequenas grades baseadas no norte americano Pontiac Firebird, (esportivo americano). É apresentado no GP de F1 o novo Chevette GP II, as vendas chegam a 86.384 unidades.
1979 - Duas novidades para a linha é lançado o Chevette 4 portas e chega a serie especial Jeans, com forração interna – bancos e lateral das portas em tecido Blue Jeans, a cor externa era prata e os logotipos adesivados vinham também na cor azul. As vendas fecham este ano com 90.084 unidades
1980 – É alterado o desenho na traseira, com lanternas maiores e envolventes, pára-choques mais largos e com faixa central preta. É lançado o Chevette Hatch, e a versão Ouro Preto, a carroceria era dourada e contava com faixas pretas, ou preto com faixas douradas. O Chevette é considerado pela segunda vez o carro do ano com a versão Hacth. Bate-se um recorde em vendas 94.816 unidades. Em 08 de fevereiro é produzido o Chevette de n. 500.000
1981 – Uma pequena mudança nos faróis que passa a ser quadrados e é lançada a versão Wagon (a perua Marajó), e a versão especial esportiva do Chevette, o esportivo Hacth S/R, que possuía um completo painel de instrumento, conta giros, amperímetro, vacuómetro, relógio de horas, de gasolina e temperatura, rodas de liga leve, espoiler, aerofólio, faróis de milha e faixas laterais, pintura especial degradê na cor preta ou prata, o numero de vendas para este ano é de 69.941 unidades.
1982 – As novidades para este ano são as novas cores, e na versão SL mudanças nas borrachas e frisos laterais, o sucesso de vendas continua 75.163 unidades.
1983 – O Chevette recebe o seu maior facelift, a frente recebe faróis retangulares, grade única com frisos horizontais, capô em cunha e mais inclinado, lanternas envolventes e novos pára-choques, tinha ainda a opção de cambio 05 marchas , diante da semelhança com seu primogênito o Monza, logo foi chamado carinhosamente de “Monzinha”. Assume 1a lugar em vendas no país e desbanca seu maior concorrente, fato que nenhum carro do mesmo seguimento tinha conseguido anteriormente. Mas a GM ainda tinha uma surpresa, em novembro lança a versão pick-up, a Chevy 500. O numero de vendas este ano chega a 85.984 unidades.
1984
– Mudanças no conjunto mecânico é oferecido como opcional o motor 1.6 a
álcool e toda linha passa a sair com motor 1.6 a gasolina. As vendas
chegam na casa das 57.876 unidades.
1985
– O Chevette chega a mais três marcas importantes, o número de carros
exportados chega a 100.000 unidades, em 10 de junho é produzido o
motor de n. 1.000.000, e no mês de outubro o Chevette 850.000. A linha
passa a ter como opcional o cambio
automático. O numero de vendas chega a 61.526 unidades.
1986 – O Chevette lidera 80 voltas dos 500 km de Guaporé, no Rio Grande do Sul. O numero de vendas internas chega a 67.182 unidades.
1987
– Chega a versão SE mais luxuosa, e mudanças nos pára-choques que
passa a ser envolventes, grade integrada a ele, lanternas traseira
maiores e bancos dianteiros com novo formato os apoios de cabeça ficam
independentes. A versão quatro portas e Hatch deixam de ser
produzidas. Em março é produzido o Chevette de n. 1.000.000 e as
vendas internas com 45.727 unidades.
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